Cine-Receita: Cannoli - O Poderoso Chefão

.
Nada como unir cinema com uma boa comida. A clássica pipoca com manteiga acompanha uma boa sessão, mas a ideia aqui é mostrar algumas receitas presentes nos filmes, que deixam aquela água na boca ou que ajudam o roteiro a deixar uma cena marcante. Como primeiro aperitivo, o top of mind "O Poderoso Chefão" e a sempre apetitosa cozinha italiana. No longa de Francis Ford Coppola, há diversos momentos de confraternização da família Corleone à mesa. E para manter o bom cinismo da máfia, depois da execução, Peter Clemenza pede que Sonny largue sua arma e pegue os cannoli.

"Largue sua arma, pegue os cannoli"

Os cannoli são uma sobremesa típica da Itália, originados na Sicília e que se popularizaram nos restaurantes italianos nos Estados Unidos. São pequenos "tubos", feitos de uma massa doce frita e recheada com creme de queijo ricota ou outros ingredientes como chocolate, pistache, baunilha e até pudim. O toque de canela e vinho marsala na massa deixam o sabor incomparável!

Massa
275g de farinha de trigo.
1 colher de chá de fermento em pó.
1 colher de sopa de açúcar cristal.
1 pitada de sal.
1/2 colher de chá de canela.
25g de manteiga gelada, em cubinhos.
1 ovo.
75 ml de vinho marsala (ou outro tipo).
Óleo (para fritar)
Água ou clara de ovo.
Açúcar de confeiteiro.
Rende 30 unidades.

Sugestões de recheio
Creme de queijo ricota.
Raspas de chocolate meio amargo.
Pistache.
Raspas de limão.

Modo de preparo
1. Peneire juntos a farinha, o fermento, o açúcar, o sal e a canela. 
2. Adicione os pedacinhos de manteiga gelada e misture com a ponta dos dedos, até ficar com a aparência de farelo de pão. Faça uma cavidade no centro da mistura e acrescente o ovo e o vinho. Vá misturando de dentro para fora, de modo que os ingredientes líquidos umedeçam a parte seca.
3. Quando a mistura estiver homogênea, amasse com as mãos por no máximo dez minutos, até que fique com textura suave e cremosa. Se a massa ainda estiver seca, acrescente mais vinho; se estiver grudenta, ponha mais farinha. 


4. Cubra-a com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos. 
5. Abra-a com um rolo até que fique com cerca de 2 milímetros de espessura. Corte-a em retângulos e enrole-os, formando tubinhos de 2 centímetros de diâmetro e 8cm de comprimento. Sele-os com água ou clara de ovo. 
6. Frite os tubos até que dourem.
7. Depois de frios, recheie com creme de ricota amassada com açúcar de confeiteiro, raspas de chocolate, pistache e raspas de limão. Na hora de servir, polvilhe açúcar de confeiteiro por cima ou chocolate derretido. Agora é só degustar a sobremesa, acompanhada da grande história de Don Vito Corleone.



Abaixo, a famosa cena do filme de 1972. Atenção ao spoiler.


Fonte da receita: livro "Jantares de cinema", de Becky Thorn.



2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...