Curta - Uma História de Futebol

.
Embora o Brasil viva intensamente a cultura do futebol, a produção cinematográfica não parece tirar tanto proveito assim disso. É claro que vez ou outra surgem filmes de qualidade na temática esportiva, como o recente "Heleno", o mais badalado "Pelé Eterno" e o divertidíssimo "Boleiros". Já na utilização do cenário futebolístico como pano de fundo na história, é onde surgiram grandes longas, como o O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias, do Cao Hamburger, e o "Linha de Passe", do Walter Salles. E na onda mais recente do comédia romântica, até despontou o "Casamento de Romeu e Julieta". Há pouco tempo apenas os próprios clubes passaram a se aventurar no meio, com os documentários "Soberano" do São Paulo, "Fiel" do Corinthians e 100 Anos de Futebol Arte do Santos. 


Talvez ainda falte aquele "filme definitivo". Com 5 títulos de Copa do Mundo, o maior jogador da história e atleta do século, um acervo gigantesco de histórias e um potencial público, é de se admirar até a pouca exploração no mercado que o brasileiro tanto domina. Mas em 1998, o roteiro parecia ser diferente, com o lançamento do curta "Uma História de Futebol", de Paulo Machline. No filme, Zuza (narração de Antônio Fagundes) relembra seus nostálgicos momentos das peladas de infância, com seu melhor amigo Dico (que ainda iria se tornar rei). São pequenos feitos que representam grandes marcos na vida de um menino, como se sentir na seleção brasileira ao marcar um gol na partida do bairro. É de uma simplicidade, de uma magia incrível, contado com um orgulho fascinante por quem sabe que aquelas foram as melhores recordações que uma criança poderia ter.



Vale dizer que o curta ainda foi indicado ao Oscar de Melhor Curta em 2001.

Uma História de Futebol
(de Paulo Machline, Brasil, 1998)
Com: José Rubens Chachá, Marcos Leonardo Delfino, Antônio Fagundes (voz), Eduardo Santos, Magda Miranda, Tina Rinaldi, Andréa Di Maio, Frederico Betcher

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...